segunda-feira, julho 11, 2005

Lutas de caciques

Continuam as lutas internas em Arcos de Valdevez. Em 22 de Maio de 1914, Raimundo Meira, recebe esta carta remetida por Manuel Joaquim Lourenço.

Exmo. Sr. e prezado amigo

O Dr. Carlos Bacelar aceita o cargo de administrador deste concelho. Reside no Concelho dos Arcos e escreve-se para Padreiro – Arcos. É novo, inteligente e penso que é um rapaz aproveitável para a política.
Aí vai um papelucho que fez gáudio no meio adverso ao Guimarães. Assina-o um Soares, irmão do Soares das bombas, bacharel em Teologia e solicitador e um borrachinho de profissão. É gente levada de mil demónios!
Ficou resolvido o caso Álvaro Aguiam? Eu não quero ter interferência nas coisas dos Arcos e conto-as a V. Exa. já agora, diga-me a verdade, à conta da bisbilhotice. O Álvaro também ali tem seus qq e inimigos. Para agora, para dar uma satisfação ao Guimarães e uma trombada no Juiz Barreiros era obra razoável, para o mais, consolidar o Partido Democrático, mantê-lo unido e respeitado, francamente não serve.
V. Exa. terá, decerto, ouvido muito disto, mas no estado em que está a política dos Arcos… ela vê-se muito melhor de fora do que no meio deles. Ali quem não é pela república, fez-se inimigo do Guimarães e fez-se com motivos. Refiro-me ao funcionalismo. O contador, que é cunhado do Alves, o escrivão Lima, o escrivão-notário Barreiros é da primeira categoria. O delegado, o escrivão Rocha Gomes, os notários Albano e Germano fazem o mal que podem ao Guimarães. Junto a isto, na gente que entrou sem condições de moralidade para a república, a do Abade da Grela, e eis os Arcos. Um Juiz Barreiros com a maldade na medula dos ossos é um Juiz de direito incompetente, dizendo ámen com todos, que se deixou ridicularizar no celebre julgamento e que teve a celeridade de uma vez declarar que condenaria o Guimarães, o que decerto sucederia não fosse a habilidade do Dr. Manuel Oliveira, que o zurziu de Lisboa, inquirindo da sua habitual morada e o feitio do então juiz desta comarca Dr. Abel Campos de Carvalho – tudo isto, veja V. Exa., é os Arcos e dos Arcos.
O novo Engenheiro Assunção mandou-me notícias com muita animação.
É com muita consideração

De V. Exa. muito grato

Manuel Joaquim Lourenço

Barca, 22 de Maio de 1914


O papel que Manuel Lourenço se refere não chegou até aos nossos dias, mas poderão ver aqui o tipo de panfletos que circulavam, neste caso é um panfleto escrito por Francisco d' Abreu Coutinho contra Manuel de Oliveira, deputado do Partido Democrático.

Panfleto (formato pdf - 428 Kb)