terça-feira, dezembro 27, 2005

Cama, mesa e vinho, sem roupa lavada

Rodrigo de Abreu informa Raimundo Meira sobre as condições de alojamento de uns oficiais de artilharia transferidos para Viana do Castelo. Aproveita também para continuar a desancar no Governador-Civil.

24/XII/1914

Meu caro amigo

Muito obrigado pela tua penúltima carta e aí vai a resposta à tua última.
A casa que mais convém aos seus amigos é a do farmacêutico Mourão, onde está o Alpedrinha e o Carvalho, também oficiais de artilharia. Falei com o Mourão e disse-me que lhes dá cama e mesa por 55 centavos por dia. Não precisa de trazer roupa de cama que ele lhes fornece. Lavadeira e engomadeira é por conta dos hóspedes. O tratamento é pouco mais ou menos o que costumam dar as casas desta espécie sendo o vinho por conta do Mourão. Eu cá estou ás suas ordens para receber os seus amigos e para lhes prestar os serviços ao meu alcance.
Dê portanto as suas ordens.
A minha vida perturbada por contínuos desgostos não e permitiu ainda res-ponder em termos à sua penúltima carta.
Olhe que eu também tenho a minha filosofia!!! Todos nós temos a nossa como sabe, e há um sábio francês, cujo nome me não recordo que diz “um homem deve ser o filósofo de si mesmo”. Ora a minha filosofia, baseada na minha consciência, diz-me que eu tenho tido dentro da política um procedimento sempre honesto e de que sendo absolutamente leal para todos até mesmo para os adversários. Serviços há quem tenha prestado muito mais, sacrifício e dedi-cação, tenho posto toda quanta posso, ao serviço da nossa causa, da causa de república e da causa do partido.
Em todas estas divergências garanto-lhe que tenho procedido com a máxima honestidade e só quem não quiser ver é que pode dar razão às arbitrariedades e burrices, permita-me a expressão, praticadas por quem indevidamente tem estado à frente do distrito como Governador-Civil substituto, e a quem a cabem todas as responsabilidades da nossa desorganização partidária. A mim pelas costas e sem eu estar presente, chamou-me traidor! Causa riso tão soez e baixo insulto! Mas só falando consigo eu posso contar-lhe tudo e demonstrar-lhe com documentos quem se engana.
O que lhe garanto é que enquanto derem apoio a esse homem, nunca farão nada neste Distrito. É uma vergonha!
Mandem-me para aqui quem quiserem, mas não consintam mais à frente do distrito, uma criatura que alcança proporções de calino e só tem uma única coisa, contrariar e insultar todo o Mundo.
Dêem a isto que eu digo, o valor que quiserem, mas mais tarde ou mais cedo, hão de reconhecer-lhe o valor.

Seu amigo certo

Rodrigo de Abreu


Guilherme Rodrigues seria exeonerado do cargo de Governador-Civil 6 dias mais tarde.

Etiquetas: