segunda-feira, novembro 07, 2005

Muda o governo muda o Governador

Com a mudança do governo, em Viana do Castelo, discutia-se quem é que seria o novo Governador Civil. As lutas intestinas dentro do partido democrático de Viana, punham a cabeça em água aos seus dirigentes em Lisboa.
A carta seguinte foi escrita por Luís Ramos Pereira a Raimundo Meira

19/XII/1914

Meu caro Meira

Tenho recebido todas as tuas cartas e muito te agradeço o que tens feito pelo rapaz Bernardo, protegido da esposa do Presidente.
Qual o resultado da junta?
Acho a situação do Antunes um tanto difícil, para não dizer insustentável mas entendo que não deve ser dada a demissão, em virtude de um telegrama do governador demissionário que o açaimou de desleal. A atitude do Antunes foi precipitada e irritante, mas a acção dos outros por meio de telegramas faz que queira a mostrar. Prece coisa de rapazes.
A nossa politica em Viana continua mal e pior irá ser se tu não voltares para lá como governador civil.
O Damião não seria mau, mas falta-lhe autoridade para se impor a esses e aos outros. Esta é que é a verdade.
Tu melhor sabes do que eu que há elementos importantes e preponderantes que enfileiram (será eufemismo) com a gente do “ povo”.
Deveria ter graça e para tudo se completar deveria ele ser o substituído.
Bem sei quanto te custava ter de voltar para Viana, mas tem paciência que tal é necessário, não só politicamente mas também para se completar a tua obra.
Recebi hoje uma carta do Rodrigo de Abreu que me procurou maluco, com tamanha insistência, na continuação do Guilherme Rodrigues. Isto é fantásti-co!! Nenhum Governador Civil novo terá tamanha lambidela de botas no “Povo” como esta.
A situação do Antunes só será resolvida com um Governador-Civil nosso.
Diz-me alguma coisa com brevidade.

Um abraço do

Teu amigo dedicado

Luís Ramos Pereira

Etiquetas: