domingo, janeiro 27, 2008

O Pânico aumenta

A 18 de Março, Rodrigo de Abreu, informa Raimundo Meira do enorme pânico que grassa em todas as hostes republicanas devido à grande adesão que os monárquicos vêem registando nas suas acções de campanha.

18/3/1915,
São duas horas da noite e chego a casa onde encontro a sua carta. Vou dar-lhe cumprimentos amanhã e por isso hoje fica pronta com a circular dentro, a carta para Coura dirigida ao A.V. para seguir no primeiro correio.
Isto por aqui corre mal se houver eleições. Eu ando a ver se conserto o que posso, mas não vejo as coisas bem.
Os evolucionistas de cá estão descontentíssimos e apavorados com as reuniões monárquicas, bem como com as autoridades e o trabalho eleitoral que têm feito. Amanhã vou terminar uma conferência com Manuel Tomás velho, o qual disse que pretendia ouvir-me sobre as questões monárquicas e sobre os regedores, que eu considero conspiradores. O homem deu a sua palavra de honra ao Ferreira Soares que estava resolvido a combater os monárquicos por todos os processos, embora o irmão lho proibisse, (1) pois só assim seria possível fazer alguma coisa e ele desejava servir o irmão que no presente momento tinha o seu nome ligado a uma missão histórica que havia de honrar a sua família. Ele não era republicano, mas que o irmão sempre o foi e havia de servir a República através de tudo, que podia ter a certeza disso. Este homem é um velhaco mas eu não direi senão o que me convém e ficamos a conhecê-lo mais. O Soares ficou surpreendido com a atitude dele, que não o esperava. Eu avisei desta entrevista apenas o Brandão. O Zé de Abreu trabalha com eles incondicionalmente. O António Carvalho da mesma forma. O Martinho Cerqueira e o Conde de Azevedo recolheram ontem a casa depois das duas horas. O Reimão foi procurado pelo Zé Gatuno em Casa. Por a minha parte estarei sempre firme para tudo o que for possível, nada me apavora, nada me altera, no caminho que devo seguir, sempre pela República, enquanto ela precisar e viver. Mande sempre e se puder apareça. Tenho empenho de ir ao congresso. Vamos a ver se o poderei fazer.
A questão económica é sempre a dificuldade. Leia no Povo a atitude da Câmara. Para os outros mandei indicações idênticas. Dar-lhe-ei conhecimento das démarches junto do Manuel Tomás.

Seu amigo certo

Rodrigo de Abreu

PS: Dê sempre informes de tudo, pois preciso sempre de estar a par de tudo! Homem prevenido vale por dois …
Vai ao Congresso?

Etiquetas: