domingo, dezembro 12, 2004

Reune-se o Directório (1ª Parte)

Alfredo de Magalhães, governador de Moçambique, entra em 1913 em litígio com a politica ultramarina do governo de Afonso Costa. A sua oposição traz-lhe inúmeros inimigos dentro do Partido Democrático e culmina na sua expulsão do Partido.
Em 5 de Julho de 1913 Alfredo de Magalhães escreve a Simas Machado a contar uma reunião do directório do Partido Democrático onde lhe exigiram a demissão.

Meu caro Simas

Reuniu a maioria no Conclave da Regaleira, logo que fecharam as câmaras. O Pimenta assistiu a essa espantosa reunião, ele que lhe conte o que lá se passou. Sobre mim é que infinitamente incidiram os caminhos dos mártires, à ordem e soldo do Júpiter tonante*, que por eu não estar presente, se permitiu cobrir-me de insinuações e impropérios de toda a ordem. Como vem aí eleições e eu vou lançar “O rebate”, aquela malta ou súcia, como você quiser, acha o momento aziago para um sacudir do directório, pois vê que nem num nem noutro campo, no eleitoral e no da imprensa, tem a contar com a fita de um chicote.
No dia seguinte o Directório reuniu. Apareceu o Germano, o Vitorino Guimarães, o Sousa e o Estêvão. A sessão começou tarde porque os sujeitos entraram à formiga e cheios de enleio, os malandretes, com pouca coragem para a sortuda de S .Carlos, saímos só de madrugada.
Expus singelamente a situação partidária, o que fizera nos últimos tempos durante o impedimento de vocês no Parlamento, disse o que convinha fazer no sentido de organizarmos o desmantelado partido, etc. etc. Caí a fundo no Conclave da Regaleira, para que, quando o patrão ou dono daqueles podengos fosse avisado suprisse sobre muitas disposições.
Os tipos ouviram, ouviram, ora enfiados, ora estúpidos, contorcendo-se, e depois um por um foi saindo à atacada para defenderem a escudela.
Refilante, o eleito Germano, enquanto que o Estêvão, cheio de calma e bonomia, fez de pai nobre, todo pretensioso, bom senso e bom concelho. Vitorino, de focinho voltado à terra, amolava, amolava, queria falar, mas não falou.
Por fim voltou-se o Senador Sousa. Era ele que vinha incumbido de apresentar o mandado de despejo! O Sousa Júnior! Foi longa a peça oratória, depois de um monumental elogio, celebrando o meu carácter, o meu talento, o meu patriotismo, o meu patriotismo, o bom do regedor, com ares de esperto, quis mostrar que a minha situação no directório não podia manter-se devido à minha atitude de oposição (!) ao governo e que este e a maioria eram incompatíveis comigo!!! Note você, que tudo isto foi feito com muito açúcar, amavelmente, ouvindo eu tudo sem proferir palavra senão quando ele rapa do bolso uma moção delambida de apoio ao ministério pela obra incomparável, que só pode assombra camelos inconscientes do que dizem, do que fazem e da tristíssima situação em que se encontra este desgraçado país a resvalar para a morte fatal.
Expus as minhas razões, atirei-lhes, claro é, à cabeça, e disse que não só não aprovava a moção, como não sairia do Directório senão em sessão do congresso ordinário ou extraordinário. Ainda o Estêvão opinou que a moção se publicasse embora não aprovada por unanimidade. Observei que faria pública declaração do meu voto. – Então não! Isso é o diabo.
(Continua)
* Jupiter Tonante - Afonso Costa - Nota do Autor