Um belicoso Sá Cardoso, deputado por Viana do Castelo, escreve a Raimundo Meira acerca da não concretização de uma projectada viagem a Viana do Castelo e sobre a sua desilusão perante os ventos pacifistas e neutrais que sopram em Lisboa.
Lisboa, 8-8-1914
Meu caro Meira
Em vistas das circunstâncias em que nos encontramos hesito em ir a Viana. Parece-me que não é esta a ocasião para se tratar de política e para poder ser mal interpretada, e até explorada pelas oposições a minha viagem. Então o M. Pinto vai para Africa sem dizer nada a ninguém? Que tais estão as opiniões por aí acerca da guerra? Eu por cá, e comigo muita gente, estou desanimado com o caminho que as coi-sas estão a tomar, pois estou a ver que, apesar do que se passou no Parlamen-to, nós ficamos neutros ou coisa parecida, não tomando parte na contenda. Será uma dos diabos se tal sucede.
Escreva quando poder
Um abraço do seu amigo
Alfredo de Sá Cardoso |
Etiquetas: Sá Cardoso
1 Comments:
Luís Bonifácio
O seu site é verdadeiramente apaixonante. Nele, volto a conviver com os acidentes, a intriga e os gostosos imbróglios da acidentada 1ª República. Faço-lhes o print a todas !
Mais, mais, mais
Miguel Castelo-Branco
Enviar um comentário
<< Home