quinta-feira, agosto 04, 2005

A carta ao "Larápio" Vaz-Guedes

Cópia da carta, por mim escrita ao larápio Vaz Guedes

O velho republicano e honestíssimo cidadão Raimundo Martins tinha há tempos afirmado que V.exa era um dos mais acabados canalhas que ele tinha conhecido; e eu, nesta minha ingenuídade alta de aldeão primitivo duvidei da verdade contida na sua extraordinária afirmação.
Hoje, porém, pela carta que me acaba de escrever, acho que o cidadão Raimundo Martins foi extremamente misericordioso com V.exa, senão vejamos.
Você ao autorizar-me na presença de sua esposa, a fazer a despeza com a sua eleição, não me limitou a quantia que eu poderia dispender.E se você não fosse um autentico saloio em trabalhos eleitorais neste concelho, deveria saber que algumas centenas de cidadãos eleitores distantes quinze, vinte quilómetros das assembleias eleitorais e que foram esses pelo menos, os que fizeram a despeza que, eu repito, você me autorizou a fazer.
Dizer que na assembleia de Távora só votaram os eleitores de Padreiro é mentir com um descaro que qualquer bando monárquico lhe pode invejar com o mesmíssimo descaro afirma você que, sendo a vitória minha, como afirmei em letra redonda, devo ser eu quem pague as despesas eleitorais, conto se você, no momento em que me autorizou essa despesa não conhecesse a minha irredutibilidade com a malta de "escroques" e malfeitores, perante os quais você agora (e sempre!) cai de cócoras. Sim a vitória foi minha e dos meus dedicadissímos amigos, mas foi você infelizmente, quem com ela exclusivamente aproveitou, não podendo você ignorar o esforço prodigioso que tive de empregar para evitar que o corressem aos pontapés da lista dos candidatos pelo circulo n.º 1. Socegue, porém, você: Tenho sido roubado por muitos patifes, cujos nomes tenho arquivados para um final ajuste de contas.
Desvanece-me porém a ideia de que no alto da lista dos variadíssimos bandidos que me tem assaltadoa bolsa figura o seu nome de deputado idiota, com as seguintes notas elucidativas da sua psicologia de criminoso encoberto:
Pulha, larápio e ... deputado democrático com garfada de costela de fidalgo.
Falta-me o tempo para apreciar devidamente a sua carta de garoto de esquina, mas não perderá com a demora.

José Guimarães

Etiquetas: