quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Purgas

Em 8 de Agosto, Raimundo Meira recebe, em Viana do Castelo, o Ofício confidencial n.º 67, proveniente da 2ª Repartição do comando da 5ª Divisão do Exército.


Exmo. Senhor

Tendo-se procedido neste comando por ordem da secretaria de guerra a averiguações acerca da atitude tomada pelo Senhor Tenente-Coronel do regimento de infantaria 23, José da Silva Bandeira, por ocasião dos acontecimentos motivados pelo desdobramento da faculdade de direito e, constando do depoimento de Senhor Capitão Paul, comandante das forças da Guarda Republicana que estiveram nesta cidade por essa ocasião, o que junto por cópia, rogo a Vexa que se digne dizer o que se lhe ofereça sobre este assunto e, sendo possível, indicando quaisquer indivíduos que também possam ser ouvidos, a fim de que as suas declarações concorram para eu poder formar um juízo seguro sobre o procedimento do referido oficial.

Saúde e fraternidade

Coimbra, 8 de Agosto de 1913

O Comandante da 5ª Divisão do Exército
Pereira de Campos



Capitão Paul - Provavelmente será a mesma pessoa que na fatídica tarde de 1 de Fevereiro de 1908, ainda Tenente da Guarda Municipal, escoltou a família real do Arsenal da Marinha para o Palácio das Necessidades conforme relata sua Magestade El-Rei D. Manuel II