sábado, janeiro 22, 2005

Assuntos Minhotos

O facto de ter sido nomeado Delegado especial do Governo em Coimbra, Raimundo Meira não abandonou os assuntos do Distrito de Viana e nesse mesmo dia escreve a Luís Ramos Pereira, sobre uma notícia publicada no Diário de Noticias, relativa a uma sindicância à Escola Normal de Viana do Castelo.



Meu Caro Ramos Pereira

Acabo de ler no Diário de Notícias a notícia que vai ligada a esta carta. Devo-te informar lealmente que se a notícia é verdadeira, logo que chegue a Lisboa (espero que isso aconteça na 2ª Feira) peço a demissão de Governador Civil de Viana.
Castigue-se quem o mereça, mas não há de ser com o meu consentimento que se hão de proteger patifes e inimigos da República.
Positivamente não sirvo para essa política.
A sindicância deve abranger todos e não pode parar porque eu não quero sujar-me nessa porcaria. Devo também dizer que hei-de tornar público o motivo da minha demissão.


A Resposta de Ramos Pereira foi rápida, tendo escrito a Raimundo Meira logo no dia seguinte, 11 de Julho de 1913


Meu caro Meira

Recebi a tua carta de ontem à qual vou responder.
Vi a jornal a que te referes e tenho a dizer-te o que já aqui te disse.
Não me importo nada que a sindicância continue, pois ela só fará sobressair os professores com quem mandou o Lagido e o Alves de Sousa.
As sindicâncias têm sempre um grande lado moral e não serei eu que contrarie os teus pontos negros.
Parece-me isto, assunto liquidado mesmo porque do Diário de Noticias não quer dizer que não se fará, ou antes não continuará, pois segundo me disse hoje o Alfredo Pinto, foi somente para não dar a demissão ao Lopes d’Oliveira que várias vezes pediu ao Ministro por causa da do liceu.
Confirmo o meu telegrama e já pedi audiência ao Presidente para lhe fazer o pedido.
Tenho muito poucas ocasiões de falar contigo, pelo que peço que me digas o dia e as horas certas da tua chegada.
De Valença, o presidente da comissão administrativa da Câmara devolveu a ordem para receber os 50$00 escudos, dizendo em ofício nada ter pedido. É um assunto que necessitamos de ver.
Estou ansioso que voltes para Viana onde fazes imensa falta.

Manda sempre
Teu
Luís Ramos Pereira

Não consegui obter mais informações sobre os motivos da sindicância