segunda-feira, janeiro 31, 2005

Lançamento de um Jornal

Em 29 de Julho, Simas Machado recebe mais uma missiva do seu grande amigo, Alfredo de Magalhães, que nessa altura lutava com todas as suas forças, para lançar o Jornal “O Rebate”.

Meu caro Simas

Lemos a notícia com interesse e tiramos dela as devidas conclusões…
O jornal sairá Sexta-Feira à noite. O trabalho e as preocupações que ele me tem dado são inenarráveis. Vamos a ver a sorte dele. Saberia você daí dar-me uma mão? Luto desesperadamente para conseguirmos levantar este país, cuja situação está cada vez mais grave. Faço prodígios e sacrifícios que deixam a perder de vista os do Dr. Bernardo… e sinto que me esgoto por falta de cooperação.
Para lançar o Rebate ainda encontrei um amigo, um correligionário que me obtém um preço do dinheiro que não chega a nada, e c’est tout…
Se eu conseguisse levantar num banco ou num particular 2 contos de reis, o sucesso do jornal seria absolutamente assegurado. Tenho propriedades no Douro, que sacrificaria corajosamente, se fosse possível; mas não é… Meu pai deixou-as fortemente oneradas, derruídas. O meu dever é entregá-las aos credores para lhe honrar a memória.
O Ricardo Malheiros(1) muitas vezes me facilitou descontos no Banco Comercial desde que eu lhe desse a firma de um comerciante a garantir a minha; este recurso não o tenho hoje porque um ou dois nomes que serviriam para o efeito militam hoje em campos políticos adversos… Não poderia você arrancar ao Ricardo um favor desta ordem?
Agora vou tratar de organizar a empresa do jornal por acções de dez mil reis. Terá a possibilidade V. de passar algumas por amigos na província? Também nos interessa muito angariar boa assinatura. È outra maneira de assegurar a vida da gazeta. Portanto, meu caro Simas, com a orientação que vamos imprimir no Rebate, vamos abrir uma brecha em tudo isto, e brecha funda, a questão é a de dispormos carvão para aquecer a fornalha.
Não tenho dúvidas que lhe falta a você fé, porque a minha é inesgotável, e no dia em que ela me abandonar, porque é ainda a única razão da minha vida, acabarão os meus tormentos.
A ”Luta”(2) atravessa uma crise fatal. Jantou comigo o administrador há dois dias e disse-me que tentavam de liquidar tudo, até pediu-me para ficarmos com algum material. Em todo o caso move-lhe todo o interesse para salvar o barco, isto é, salvar-se…
Recebi pelo Pimenta(3), o seu aviso amigo acerca de eleições, mas não tentarei, pois enquanto o jornal estiver de choco completamente. É uma questão de dias.
E para rematar: Ajude-me se pode e como quiser. A vitória será nossa; A situação é cada vez mais precária. É impossível
Um Abraço

Alfredo

(1) – Era padrinho de casamento de Victória Machado, filha do General;
(2) – Jornal de Brito Camacho, líder da União Republicana
(3) – Adriano Pimenta, governador-civil de Viana do Castelo, Ministro, deputado e Senador, manterá correspondência com Simas Machado até à morte deste.