quarta-feira, abril 23, 2008

Os Nomes

Definitivamente sanados os conflitos internos no Porto, António José de Almeida escreve a Simas Machado a pedir nomes para a elaboração da lista de candidatos a Deputado pelo círculo do Porto para o Partido Evolucionista. Entretanto aproveita para dar conta do andamento das amigáveis conversações com Pimenta de Castro.

Meu Exmo. e Prezado amigo

Recebi a sua carta que muito agradeço, apresentando-lhe em nome da Junta Central os protestos da nossa satisfação por se terem composto as coisas aí no Porto. Peço-lhe que nunca deixe de vigiar de perto os procedimentos das nossas juntas, que sendo imensamente dedicadas e sempre cheias das melhores intenções, por vezes se deixam arrebatar em demasia.
V.Ex.ª, com o seu bom critério e o seu alto prestígio, auxiliado pelos seus colegas da junta distrital, tudo poderá fazer.
Peço-lhe o obséquio de mandar dizer, na volta do correio, se possível for, quantos são os membros que o Partido Unionista tem nas comissões administrativas do Porto. Os evolucionistas, creio que são dois: Capitão Artur Jorge e Manuel Granjo*. Também lhe peço o favor de me mandar dizer, e com toda a urgência, quem são os nomes que os nossos correligionários do Porto preferem para meter na lista dos deputados e dos Senadores. Devo ter no Domingo ou na segunda-feira uma conferência que espero que seja definitiva, sobre os assuntos eleitorais, com o Pimenta de Castro.
O governo deseja que os nossos nomes entrem na lista com os nomes do governo e eu preciso de estar habilitado com dados o mais positivo possível a entender-me com ele.
Aceite os protestos da minha mais alta consideração e amizade.

O seu amigo certo e obrigado

António José de Almeida
28/4/1915



António José de Almeida conferencia com Pimenta de Castro
Foto de Benoliel – Arquivo fotográfico da C.M.L.
Faltavam 16 dias para a revolução de 14 de Maio de 1915

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger . said...

felizmente a net é inodora e se assim não fôra o pivete nauseabundo da
Iª República impediria a "postagem" de assuntos tão importantes como
controversos.
é sempre útil reler estas "coisas" e também é bom saber que a
juventude se interessa.

11:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home