terça-feira, março 08, 2005

Alexandre Braga - Um Histórico com pouco peso

Em 4 de Janeiro de 1914, Raimundo Meira recebe escrita pelo punho por Alexandre Braga, com o timbre do Gabinete do Ministro do Interior, a notícia da sua substituição no cargo de Governador Civil de Viana do Castelo.

Exmo. Sr. e prezado correligionário

Tenho a honra de lhe apresentar o Exmo. Sr. Francisco Coelho do Amaral Reis (Pedralva), que é, como Vexa sabe já, pelas informações dos nossos amigos Sá Cardoso e Ramos Pereira, o novo Governador Civil de Viana do Caste-lo.
É claro que, não desejando eu que nada se faça, referentemente àquele distrito, sem que Vexa seja ouvido, como de direito lhe pedi e recommendei para conferenciar com Vexa, à sua passagem no Porto, sobre assuntos daquele distrito.
Vexa, com o seu elevado e intelligente critério, o elucidará de forma a facilitar-lhe o desempenho da delicada missão que vai desempenhar, e eu confiantemente conto, não só com as invulgares qualidades do meu apresentado, mas também com o valiosíssimo concurso que Vexa por certo lhe offerecerá, dando-lhe o seu inteligente e prudente conselho.
Antes de fazer a nomeação, eu quis como me cumpriria, ouvir Vexa. Não o fiz, porém, por saber que Vexa de tudo estava informado por intermédio dos nos-sos amigos, e por se haverem precipitado as cousas de forma a tornar urgente uma solução do assumpto. Estou seguro de que as primorosas qualidades do meu recommendado hão de fazer dele, desde já e para sempre, um dos bons amigos de Vexa, tão arreigada é a convicção que tenho de que os bons espiri-tos e as boas almas se entendem sempre e reciprocamente se estimam.
Quanto a não ter feito a Vexa o devido convite a aceitar o cargo, para que tive a honra de convidar o meu apresentado, creio que Vexa terá, como eu, por desnecessárias, quaisquer explicações, tanto certo é que Vexa, conhece, talvez melhor do que eu, as poderosas e imperativas razões absolutamente indispen-sável para bem da Republica, a sua permanência no lugar de responsabilidade e de honra em que se encontra,
Apesar de tudo, porém, eu quero que fique bem acentuado o motivo porque não podia, querendo bem servir a Republica, tirá-lo de uma situação em que a presença de Vexa é absolutamente indispensável, para quem pode vislumbrar no meu acto uma manobra de desprimor para com Vexa.
Aguardando como sempre, as ordens com que queira distinguir-me, sou, com toda a estima e consideração,

De Vexa, cordialmente e dedicado

ALEXANDRE BRAGA.


A substituição anunciada por Alexandre Braga não aconteceu, pois veremos a seguir as peripécias para a sua substituição. Raimundo Meira abandonaria o lugar de Governador-civil de Viana do Castelo em 23 de Março de 1914.
O vira-casaca Francisco Coelho Amaral dos Reis – Visconde de Pedralva, apenas seria nomeado Governador-civil em 30 de Dezembro de 1914. Lugar que ocupou durante apenas 31 dias.
Desconheço o motivo que levou Alexandre Braga a imiscuir-se na política do ministério do interior, pois o lugar foi sempre ocupado por Rodrigo Rodrigues.