domingo, outubro 31, 2004

Em preparação

O presente Blogue tem por finalidade apresentar uma prespectiva da 1ª República através da correspondência recebida por duas figuras do regime, Raimundo Meira, coronel de artilharia, Governador-civil de Viana do Castelo, Deputado e Senador pelo Partido Democrático, Governador-geral de Timor. e Simas Machado, General, Deputado e Senador do Partido Evolucionista e mais tarde do Partido Liberal, comandante da 2ª Divisão do C.E.P. na Flandres, alto-comissário da República na Madeira e nos Açores e governador militar de Lisboa por ocasião da revolução de 28 de Maio.
As cartas foram escritas por inúmeras personalidades políticas, de entre as quais destaco:
- Afonso Costa;
- António José de Almeida;
- Alexandre Braga;
- Sá Cardoso;
- João Soares
- Egas Moniz;
- Homem-Cristo.
e outras figuras do meio cultural
- António Correia de Oliveira;
- Teixeira Lopes;
- Cândido de Figueiredo.
As cartas serão apresentadas com a biografia dos remententes (Sempre que tal seja possível) e com um texto que procurará enquadrar a situação política no momento em que a carta foi escrita.
A prespectiva apresentada será naturalmente incompleta, devido ao facto de a minha bibliografia sobre o tema ser naturalmente incompleta, devido a motivos profissionais não me ser possível a consulta de outras fontes, tais como diários de sessões parlamentares e jornais e apenas possuir as cartas que lhes foram enviadas.
As cartas são em número de 460 (320 de Raimundo Meira e 140 de Simas Machado) e cobrem o periodo que vai de 1911 a 1927, abrangendo portanto, quase todo o regime.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns pela muito interessante iniciativa,
Francisco M. Gaivão

2:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home