quarta-feira, abril 23, 2008

Os Nomes

Definitivamente sanados os conflitos internos no Porto, António José de Almeida escreve a Simas Machado a pedir nomes para a elaboração da lista de candidatos a Deputado pelo círculo do Porto para o Partido Evolucionista. Entretanto aproveita para dar conta do andamento das amigáveis conversações com Pimenta de Castro.

Meu Exmo. e Prezado amigo

Recebi a sua carta que muito agradeço, apresentando-lhe em nome da Junta Central os protestos da nossa satisfação por se terem composto as coisas aí no Porto. Peço-lhe que nunca deixe de vigiar de perto os procedimentos das nossas juntas, que sendo imensamente dedicadas e sempre cheias das melhores intenções, por vezes se deixam arrebatar em demasia.
V.Ex.ª, com o seu bom critério e o seu alto prestígio, auxiliado pelos seus colegas da junta distrital, tudo poderá fazer.
Peço-lhe o obséquio de mandar dizer, na volta do correio, se possível for, quantos são os membros que o Partido Unionista tem nas comissões administrativas do Porto. Os evolucionistas, creio que são dois: Capitão Artur Jorge e Manuel Granjo*. Também lhe peço o favor de me mandar dizer, e com toda a urgência, quem são os nomes que os nossos correligionários do Porto preferem para meter na lista dos deputados e dos Senadores. Devo ter no Domingo ou na segunda-feira uma conferência que espero que seja definitiva, sobre os assuntos eleitorais, com o Pimenta de Castro.
O governo deseja que os nossos nomes entrem na lista com os nomes do governo e eu preciso de estar habilitado com dados o mais positivo possível a entender-me com ele.
Aceite os protestos da minha mais alta consideração e amizade.

O seu amigo certo e obrigado

António José de Almeida
28/4/1915



António José de Almeida conferencia com Pimenta de Castro
Foto de Benoliel – Arquivo fotográfico da C.M.L.
Faltavam 16 dias para a revolução de 14 de Maio de 1915

Etiquetas:

quarta-feira, abril 09, 2008

Instruções

Em 25 de Abril, António José de Almeida escreve a Simas Machado, visivelmente satisfeito por os diversos contratempos surgidos terem sido ultrapassados. Aproveita para lhe dar conta do andamento de conversações com o governo e dá-lhe instruções para a realização de acordos e pedindo-lhe para vigiar a acção das diversas comissões.

Meu Exmo. e Prezado amigo

Ainda bem que as nossas juntas emendaram o erro que tinham praticado e que aqui me ia causando certos embaraços, chegando-nos a fazer algum mal.
Bem sei que o Governador Civil tem procedido, para com o Partido Evolucionista, de uma maneira quase inqualificável, mas não podíamos, por causa desse cavalheiro e da sua felonia, prejudicar a política geral do Partido.
Agradeço-lhe o cuidado que pôs neste assunto e peço-lhe que vigie sempre de perto os actos das nossas juntas, que cheias de patriotismo e de dedicação partidária, se deixam por vezes arrebatar prematura e excessivamente.
Ainda nada está assente com o governo sobre a maneira de intervir no acto eleitoral, não porque tenhamos posto embaraço, mas porque o governo ainda não aceitou um plano.
Em qualquer hipótese, porém, nós devemos ter sobre os unionistas aí no Porto uma superioridade de dois deputados pelo menos. Levar-lhes a vantagem de um apenas, seria, além de mesquinho, ridículo.
Nesse sentido pois, deverá V.Ex.ª, em cujo bom senso temos confiança ilimitada, dirigir qualquer entendimento que se lhe proporcionem, mas sempre com carácter provisório, nada acertando definitivamente sem de aqui ir à opinião da Junta central que se fundamentará combinações que fizer com o governo.
Apresento-lhe os protestos da minha mais alta consideração e desejando-lhe a melhor saúde

António José de Almeida
25/4/1915

Etiquetas: